• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Projeto oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania na Zona Norte do Recife

Projeto Colmeia será realizado em Garanhuns (Foto: Divulgação / Projeto Colmeia)Via G1 Pernambuco

Projeto Colmeia Comunidade, que oferece serviços gratuitos de saúde e cidadania, realiza, nesta quarta-feira (28), a primeira edição de 2018. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 16h, na Escola Professora Almerinda Umbelino de Barros, na Avenida Vasco da Gama, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife. A expectativa é beneficiar cinco mil pessoas. 

A iniciativa é desenvolvida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e conta com entidades parceiras. Durante o dia, serão oferecidos testes rápidos de hepatite B e C, de glicose, colesterol, aferição de pressão, além da emissão da segunda via dos registros de nascimento, casamento e óbito.

Na área de saúde, também estão previstos exames de citologia e palestra sobre o câncer de mama e colo do útero, os principais tipos que acometem o público feminino. O objetivo dessa ação é alertar as mulheres para a prevenção e o cuidado com a saúde.

O Sesc Odontologia fará aplicação de flúor, escovação orientada e palestra sobre os cuidados com a higiene bucal. Os moradores poderão contar ainda com avaliação físico-funcional.

Os profissionais da Secretaria Estadual de Saúde vão realizar testes para detectar possíveis casos de hanseníase e repassarão informações sobre a doença. Também estão previstas palestras sobre tuberculose e ações da Lei Seca.

Os moradores da região poderão fazer cadastramento no sistema da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que beneficia consumidores de baixa renda. Eles terão oportunidade também de pedir ligação nova, parcelamento, troca de titularidade e segunda via da conta.

O Detran fará atendimento do histórico do nada consta de multas, informações de pontuação da carteira de motorista, emissão de taxas, consulta de débitos, além da atualização de endereço. O Senac oferecerá dia corte de cabelo masculino e feminino e cuidados com as unhas e mãos.

Este ano, o Projeto Colmeia Comunidade vai passar por 11 bairros do Recife e da Região Metropolitana. Também haverá atendimentos em quatro municípios do interior.

O Projeto

O Colmeia Comunidade começou a ser realizado no Recife, em 2016, com quatro edições nos bairros do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira. Em 2017, o projeto realizou, de fevereiro a dezembro, mais de 60 mil atendimentos gratuitos.

O projeto conta com a parceria da TV Globo, do Senac, Hemope, Naphe, Secretaria Estadual de Saúde, INSS, Detran, Secretaria de Saúde e de Assistência Social, Compesa, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Faculdade Estácio FIR e Celpe.

Deixe uma resposta