• Conheça os pontos turísticos de Paulista

PF faz busca na casa de Jacques Wagner

Foto: o globo

Agentes da Operação Cartão Vermelho, da Polícia Federal (PF), cumprem sete mandados na cidade de Salvador, nesta segunda-feira. A ação investiga um esquema de superfaturamento e desvio de dinheiro durante as obras no estádio Fonte Nova para a Copa do Mundo de 2014. Entre os locais da batida dos federais está o apartamento do ex-governador da Bahia Jacques Wagner, que atualmente é secretário de Desenvolvimento Urbano do estado.

 

Os valores, que podem chegar a R$ 450 milhões, foram desviados para pagamento de propina e financiamento de campanhais eleitorais. A Parceria Público-Privada (PPP) teria sido utilizada para o benefício das construtoras Odebrecht e OAS.

No inquérito, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção, fraude na licitação e lavagem de dinheiro são os crimes apontados.

O estádio Fonte Nova durante partida entre Bahia e Botafogo, válida pela 22ª rodada do Brasileirão de 2017 – Marcelo Malaquias / Framephotos / Agência O Globo

O Tribunal de Contas da Bahia já havia levantado suspeitas sobre os gastos nas obras da Fonte Nova quando, em 2016, considerou ilegal a PPP criada para o projeto.

A PF foi a sete locais executar os mandados para busca de documentos e provas que possam auxiliar a investigação.

Confira a nota na íntegra, assinada pela presidente do partido, Gleisi Hoffman:

“A invasão da residência do ex-governador Jaques Wagner por agentes da Polícia Federal, na manhã de hoje (26) é mais um episódio da campanha de perseguição contra o Partido dos Trabalhadores e suas principais lideranças.A sociedade brasileira está cada vez mais consciente de que setores do sistema judicial abusam da autoridade para tentar criminalizar o PT e até os advogados que defendem nossas lideranças e denunciam a politização do Judiciário.

A escalada do arbítrio está diretamente relacionada ao crescimento da pré-candidatura do ex-presidente Lula, nas pesquisas, nas manifestações populares, nas caravanas de Lula pelo Brasil. Quanto mais Lula avança, mais tentam nos atingir com mentiras e operações midiáticas.Nossa solidariedade ao companheiro Jaques Wagner e sua família.”

 

Deixe uma resposta