Pernambuco lança projeto para agilizar investigação de homicídios e reduzir prazo de julgamentos

Pernambuco deu início, nesta quinta (7), ao processo de implantação do Projeto Monitor da Justiça. Em parceria com o Ministério Público (MPPE), Judiciário e Defensoria Pública, o governo prevê a agilização de investigação e de julgamento dos casos de homicídios com autoria identificada. A meta é reduzir o prazo médio atual de julgamento dos crimes, que é de quatro anos e meio, para 399 dias.

O projeto foi anunciado durante a primeira reunião de 2021do Pacto Pela Vida (PPV), programa de monitoramento do número de crimes em Pernambuco.

O termo de cooperação técnica foi assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), prevendo a realização de ações entre os órgãos parceiros.

Segundo o Executivo estadual, esses são os municípios já acompanhados pelo Pacto Pela Vida e que “têm um impacto nos índices de violência no estado”.

Nessas cidades, se concentraram 23,5% do índice dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) ocorridos em Pernambuco, em 2020, de acordo com o MPPE.

Na reunião do Pacto, o governador informou que a meta é “buscar, nesse processo de integração com as instituições, dar mais celeridade desde a ocorrência até o julgamento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.