Perfil

Infância e Juventude

Antônio Ricardo Cabral de Sousa (Nena Cabral) nasceu na cidade de Escada,  na Mata Sul -PE, no dia 07 de janeiro de 1954, sendo o quarto de oito filhos do Sr. Antônio Cabral de Sousa e D. Eunice Ribeiro de Sousa (D. Nicinha). Aos 3 meses de vida, a família volta para Paulista, onde Antônio Ricardo vive, cresce e torna-se conhecido como Nena, referência à forma carinhosa como a mãe o chamava.

Nena Cabral com a avó Ana Ribeiro, acompanhado dos primos Rosinha e Marcos, no Campo do Gravador ao lado do Casarão de Jardim Paulista

A infância é vivenciada em Paulista, onde Nena Cabral brinca, estuda, recebe uma educação religiosa e encara as primeiras dificuldades da vida.  Aos 8 anos, começa a trabalhar para ajudar aos seus pais. O então garoto inicia os primeiros trabalhos, exercendo a atividade de “carregador d’água”, que consistia em transportar latões d´agua para abastecer as casas dos tios, além de colher areia do riacho para comercializar nos segmentos de construção.

Recordação do Grupo Escolar Dantas Barreto. Nena Cabral aos dez anos de idade. 

Os primeiros anos escolares foram realizados no Grupo Escolar Dantas Barreto, onde junto com os colegas de classe participa da primeira comunhão realizada na Igreja Santa Elisabeth.

Nena Cabral acompanhado de Marcos de Nequinho, Luizinho, Cleiton, Tito, Nogueira e Plin (todos em pé) e Carlinhos de Nequinho e Ronaldo Cabral (sentados)
Certificado do curso de datilografia realizado por Nena Cabral aos 14 anos

Após concluir o ensino médio no Colégio José Firmino da Veiga, decide emancipar-se aos 18 anos de idade para se tornar comerciante, visto que as leis da época apenas permitiam o exercício da profissão, a partir dos 21 anos. No mesmo ano, já independente financeiramente inaugura a loja de móveis e eletrodomésticos “A Facilar” no centro de Paulista, no antigo beco do Ibi (atual Shopping do Celular)

Nena Cabral concluiu o ginásio no Colégio Firmino da Veiga em Paulista

Paralelamente à vida empresarial, Nena Cabral ingressa na Faculdade Esuda, no Centro do Recife, para cursar Administração de Empresas e posteriormente, se especializa em Marketing pela Escola Superior de Marketing do Recife. Apesar de seguir a vida acadêmica na capital, continua morando em Paulista, a sua cidade de coração.

Primeiro título eleitoral de Nena Cabral aos 18 anos

Carreira empresarial e luta social

Loja “A Facilar” em Paulista
Faixada da ” A Facilar” em Paulista

Como jovem empreendedor, Nena Cabral consegue rapidamente expandir os negócios e inaugura mais sete lojas. A competência e a habilidade para o comércio aliadas à coragem para inovar fizeram com que se tornasse um empresário reconhecido e bem-sucedido.

O prestígio e o respeito obtidos pela classe empresarial o levaram ao cargo de vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Paulista- CDL, exercendo o mandato com o então presidente da CDL, Inaldo Rodrigues.

Nena Cabral e Dom Hélder Câmara durante a missa de celebração dos 50 anos do Hospital da Mirueira.

Sempre voltado às ações sociais e espírito de solidariedade, decide contribuir de forma mais efetiva com a população carente de Paulista. Nena se torna ativista da causa contra a hanseníase, além de visitar com regularidade e apoiar a população afetada pela patologia que se encontravam no leito do Hospital da Miruera. Em 1986, ingressa como sócio ao Rotary Clube de Paulista, presidindo a instituição em 1989, conseguindo integra-la aos demais segmentos de classe da cidade.

Trajetória Política

Comício eleitoral de Geraldo Pinho Alves e Nena Cabral durante campanha para prefeitura de Paulista

O desejo de proporcionar o avanço e o desenvolvimento econômico de Paulista faz despertar o interesse para ingressar na carreira política. Após alguns convites anteriores, Nena Cabral aceita a indicação para ser o vice-prefeito do candidato Dr. Geraldo Pinho Alves. Ao decidir entrar na chapa candidatura à prefeitura em 1992, Nena Cabral se envolve de forma integral na campanha, e a partir deste momento efetiva seu nome político: Nena Cabral.

A chapa Geraldo Prefeito e Nena Cabral Vice-Prefeito liderava todas as pesquisas e despontava na preferência do povo, reflexo da credibilidade e do trabalho já realizado. Ao contrário do esperado, a chapa concorrente vence as eleições após uma fraude nas urnas. O candidato da chapa concorrente elege-se prefeito de forma irregular.

Sempre com o espírito aguerrido, prezando pela justiça e honestidade, Nena Cabral solicita ao TER-PE que realize a recontagem de votos, fato até então inédito na história de Paulista. Entretanto, a falta de transparência na recontagem dos votos, devido à conivência do magistrado, condutor do processo.

Posse como Vice-Prefeito de Paulista em 1997

Em 1996, repete a chapa Geraldo Pinho Alves- Prefeito e Nena Cabral- vice e vence as eleições após realizar uma forte aliança, a maior já existente no Brasil até então, com 11 partidos, 5 sindicatos, igrejas e demais segmentos.

Posse como Prefeito de Paulista no ano 2000

Em 2000, assume a prefeitura da cidade por 30 dias, e consegue desenvolver um trabalho inédito, calçando duas ruas, recuperando 05 ambulâncias e a Unidade Mista Torres Galvão. Além de iluminar todos os bairros para o Natal e pagar a folha salarial e o 13º mês dos servidores de forma antecipada.

Em 2001, assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente na gestão do então Prefeito Antônio Speck e no ano seguinte se candidata a Deputado Estadual, recebendo 21 mil votos, sendo o mais votado em Paulista. Em 2003, é nomeado Secretário de Articulação Política. Dois anos mais tarde atua como Secretário de Transporte e Habitação e Projetos Especiais de Paulista, durante a gestão de Yves Ribeiro.

João Paulo, Sérgio Leite, Jorge Carreiro, Nena Cabral, acompanhados do pequeno Allan durante campanha das eleições para prefeito de Paulista em 2008

Em 2008, lança-se na chapa Sergio Leite- Prefeito, Nena Cabral-Vice. A chapa conquista uma expressiva votação, obtendo 41.773 votos. Dois anos depois apoia Sérgio Leite,que se candidata a deputado estadual,

Caminhada no centro de Paulista durante campanha política das eleições para prefeito

Em 2012, é candidato a Prefeito da Cidade e se destaca pelo conhecimento histórico-social de Paulista e pela consistência dos planos de governo.

Nena Cabral e o senador Armando Monteiro Neto em caminhada durante as eleições de 2014.

Em 2014, disputa as eleições para Deputado Estadual e em 2016 lança-se como candidato a Prefeito, mas é proibido de se candidatar por forças de articulações políticas contra a candidatura.

Nena Cabral em caminhada pelos bairros de Paulista durante a pre-candidatura para prefeito em 2016.

Disputou em 2018 a candidatura de Deputado Federal pelo partido REDE, ao lado do candidato a Governador do Estado de Pernambuco Júlio Lóssio

Nena Cabral e Júlio Lossio na convenção do Partido Rede, em 2018.

Nas últimas eleições concorreu a Prefeito da cidade do Paulista pelo Partido do PSDB, sendo oposição aos 16 anos de desgovernos enfrentados por Paulista.

Nena Cabral na Convenção do PSDB em 2020

Nena Cabral continua em sua atividade política e empresarial lutando para preservar a história de Paulista e cooperando para o avanço da cidade.