Paulista suspende aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 por falta do estoque

O município de Paulista, no Grande Recife, suspendeu a aplicação de primeiras doses da vacina contra a Covid-19 devido à falta dos imunizantes (veja vídeo acima). A cidade é a primeira de Pernambuco a anunciar suspensão. Na segunda-feira (22), as últimas 210 doses foram aplicadas e, com isso, a vacinação foi suspensa nesta terça-feira (23), segundo a prefeitura.

“Estamos aguardando as novas doses de vacina que, segundo o Ministério de Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado, devem estar chegando entre 28 de fevereiro e início de março e, assim que recebemos novas doses, voltaremos a vacinar”, disse a secretária secretária executiva de saúde do município, Sônia Arruda.

Segundo a secretária, receberam a primeira dose 334 idosos acima de 60 anos que residem em instituições de longa permanência. Desse grupo, 309 já receberam a segunda dose e as 29 pessoas que faltam estão com o imunizante garantido, afirmou.

“Dos 85 anos em diante, foram 2.213 mil munícipes [vacinados]. Dos 80 aos 84, mil doses foram feitas. E dos trabalhadores em saúde foram 2.072 vacinados até agora”, disse Sônia Arruda.

Esses profissionais receberam doses de Coronavac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Nesse caso, é necessária a aplicação de uma segunda dose em um intervalo de 21 a 28 dias.

Por meio de nota, a prefeitura de Paulista afirmou que o município recebeu 5.476 imunizantes da CoronaVac, divididos em dois lotes, e outras 3.140 doses da AstraZeneca/Oxford.

Os trabalhadores incluídos nesta primeira fase foram os profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19, incluindo também as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e profissionais das unidades básicas de saúde municipal. Foram imunizados com a primeira dose 2.106 trabalhadores da saúde e 1.325 com a segunda.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que, até o início da manhã desta terça-feira (23), ainda não havia recebido a notificação oficial da secretaria municipal de Paulista e que, “até o momento, nenhum município pernambucano relatou o término do estoque”.

 

Vacinação no Grande Recife

 

As outras cidades da Região Metropolitana seguem com seus calendários de imunização. A prefeitura da capital pernambucana afirmou que já aplicou 76.538 das 119.146 doses recebidas.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife também informou que “o estoque existente é suficiente para garantir o esquema vacinal completo das pessoas agendadas dos grupos prioritários da etapa atual do Plano Recife Vacina, e que tomaram a CoronaVac”.

Olinda, por exemplo, imunizou 4.737 com doses da Coronavac e 3404 com a de Oxford, dispondo ainda de estoques.

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta terça-feira (23), a campanha de vacinação para agentes funerários e coveiros. De acordo com a gestão municipal, cerca de cem profissionais dessa área devem ser vacinados em três cemitérios (veja vídeo acima).

“[Eles são] considerados e classificados também como trabalhadores de saúde pelo manuseio que têm com os corpos. Jaboatão entende como sendo prioritário a vacinação desse grupo e inicia hoje a vacinação de cerca de 100 trabalhadores nessa área”, afirmou a secretária de saúde do município, Zelma Pessoa, em entrevista ao Bom Dia PE desta terça-feira (23).

Os profissionais devem receber doses da Coronavac em seu local de trabalho, no Cemitério da Muribeca, no Cemitério da Saúde e no Memorial Guararapes, de acordo com a secretária. “Preferimos fazer nos locais de trabalho para evitar o deslocamento desse grupo”, contou.

FONTE: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.