• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Os encantos da bacia náutica do Litoral Norte

Ilha de Itamaracá

O Litoral Norte de Pernambuco se destaca pela extrema beleza de suas praias, os recursos climáticos ambientais e paisagens que encantam pernambucanos e turistas de diferentes lugares do mundo.

Na região, localizada a 30 quilômetros do Recife, a praia de Maria Farinha, o entorno da Ilha de Itamaracá e os estuários que banham a cidade de Igarassu, Itapissuma e Goiana formam o maior polo de lazer náutico do Norte/Nordeste, integrando uma reserva da biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Igarassu Foto: Guia do Turismo Brasil

O circuito turístico náutico compreende uma área de 65 km ligando o terminal de passageiros no Porto do Recife às praias de Maria Farinha, Coroa do Avião, Itamaracá, Catuama e os estuários de Nova Cruz, Igarassu e Itapissuma. 

O litoral norte de Pernambuco apresenta características ideais para o turismo náutico como áreas de mergulho, locais para se realizarem trilhas ecológicas, riqueza de flora e fauna e um rico acervo artístico cultural.

Praia de Catuama Foto: Blog Litoral Norte

Especificamente em Paulista, são mais de 15 quilômetros de praias que compõem a bacia náutica do Litoral Norte, começando pela Praia de Pau Amarelo, Conceição, Maria Farinha e Praia do Ó.

O rio Timbo, ao longo dos seus 15,5 quilômetros de águas, apresenta lindas paisagens da flora e fauna marítima. Passeios de barcos são realizados constantemente para que os turistas possam apreciar o cenário a beleza do rio.

Entre outros atrativos próximo a região de Maria Farinha estão o Veneza Water Park, concentração de resorts, flats, hotéis e marinas e espaços para a realização de campeonatos de barcos de vela e esportes náuticos.

Canal de Santa Cruz

Para que todo o potencial turístico da bacia náutica do Litoral Norte seja realmente apreoveitado, é necessário que se realize um estudo da região e realizar investimentos como a melhoria do acesso hidroviário, a sinalização e o balizamento náutico, a construção de estações hidroviárias e piers com plataformas flutuantes. Além de um esforço conjunto das lideranças políticas em âmbito municipal, estadual e nacional, juntamente com a classe empresarial para fazer a região se desenvolver.

Deixe uma resposta