• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Mutirão gratuito ajuda contribuintes a fazer a declaração de Imposto de Renda

Foto: Ascom Joaquim Nabuco

Via G1 Pernambuco

Uma ação gratuita vai ajudar contribuintes a fazer a declaração do Imposto de Renda. O Mutirão Solidário ocorre no sábado (3), das 8h às 14h, no Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco), na Avenida Guararapes, no Centro do Recife.

Os organizadores pedem que que as pessoas interessadas em participar da 5ª edição da inicativa levem um quilo de alimento não-perecível para ser doado a instituições filantrópicas. Este ano, as declarações do Imposto de Renda devem ser entregues à Receita federal até o dia 3º de abril.

No mutirão solidário, serão disponibilizadas 150 vagas. Para participar é preciso apresentar os seguintes documentos: CPF, comprovantes de rendimentos e de residência, comprovação de venda ou aquisições de bens no exercício de 2017 e extratos bancários. Caso o contribuinte tenha dependentes entre 8 e 17 anos e/ou cônjuge, é necessário levar o CPF deles.

A ação contará com a participação de professores e estudantes dos cursos de ciências contábeis e administração. Eles vão orientar e esclarecer as principais dúvidas.

O coordenador do curso de ciências contábeis e organizador do Projeto, Romero Araújo, destaca que a ideia é oferecer um serviço gratuito e de interesse social e evitar que a população caia na malha fina. Além disso, segundo ele, a instituição de ensino capacita os alunos com aulas práticas.

Enquanto os contribuintes estiverem na fila para fazer a declaração do IR, alunos e professores do curso de enfermagem e fisioterapia realizarão atendimentos para tirar pressão arterial, verificar glicemia. Também estão previstos exercícios de alongamento para todas as idades.

Além disso, haverá orientações jurídicas com os alunos do curso de direito, recreação para as crianças e relaxamento para os adultos com professores do curso de pedagogia. O Instituto Embeleze, parceiro do evento, oferecerá corte de cabelo.

Curso

A Faculdade Esuda, no Recife, abriu inscrições para um curso para ajudar o contribuinte a fazer a declaração do Imposto de Renda. As atividades ocorrerão no dia 17 de março, das 8h às 12h, no auditório da instituição, na Rua Bispo Cardoso Ayres, em Santo Amaro, na área central da cidade. As inscrições vão até o dia 16 de março ou até atingir 80 inscritos. A taxa custa R$ 40.

O curso “Como Declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física 2018” será ministrado pelo contador e especialista em auditoria tributária José Roberto Neves. O objetivo é facilitar o preenchimento dos documentos e evitar possíveis erros.

 
 Programa para declarar IR poder ser baixado na internet (Foto: Jéssica Alves/G1)

Programa para declarar IR poder ser baixado na internet (Foto: Jéssica Alves/G1)

Declaração

Até as 17h de quinta-feira (1º), primeiro dia para entrega, a Receita Federal tinha recebido 247.536 declarações. A expectativa é de que 28,8 milhões de contribuintes façam a entrega este ano, 340 mil a mais do que o registrado no ano passado (28,5 milhões).

O envio pode ser feito por meio do programa da Receita Federal, em computadores, ou também pelo aplicativo em tablets e smartphones.

O contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo fica sujeito ao pagamento de multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo, correspondente a 20% do imposto devido.

Deixe uma resposta