Município de Goiana passa a integrar a Região Metropolitana do Recife

 
Foto: Acervo/ TV Globo

 

Via G1 Pernambuco

O município de Goiana passa a integra a Região Metropolitana do Recife (RMR). A lei complementar número 382 foi sancionada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), na terça-feira (9) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (10). Agora, o Grande Recife passa a contar com 15 cidades.

Distante 65 quilômetros do Recife, Goiana fazia parte da Zona da Mata Norte do estado. A inclusão do município na RMR foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em dezembro de 2017. 

Com a mudança, o município passa a fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, com o voto do prefeito tendo peso 2. Cada um dos 15 municípios tem um peso próprio nas votações, calculado a partir da população. Olinda, por exemplo, tem peso 5 e Cabo de Santo Agostinho, 3.

A cidade também passa a ter acesso e fazer parte do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife, além de entrar no planejamento do sistema viário, de trânsito e transportes da região – o que pode facilitar o deslocamento da população entre a cidade e a capital.

O autor da emenda é o deputado Ricardo Costa (PMDB). Quatro parlamentares foram contra o substitutivo: Isaltino Nascimento (PSB), Aluísio Lessa (PSB), Edilson Silva (PSOL), Terezinha Nunes (PSDB).

A cidade

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada da cidade é de 79.249 habitantes em 2017. Até então integrando a Zona da Mata Norte de Pernambuco, Goiana conta com empreendimentos como o Polo Automotivo Jeep e também o complexo industrial da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), além de ser um importante polo canavieiro do estado.

Apesar de não fazer parte, na época, da Região Metropolitana, Goiana foi incluída pelo governo do estado na Parceria Público Privada (PPP) de saneamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com a empresa Foz. A PPP é um tipo de contrato de prestação de serviço em que o estado divide os investimentos com uma empresa privada.

Além de Goiana e da capital pernambucana, fazem parte da Região Metropolitana do Recife: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, São Lourenço da Mata, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Moreno e Itapissuma fazem parte da Região Metropolitana do Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.