• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Megatsunami atingiu Paulista há 65 milhões de anos

Foto: Reprodução da internet

Há 65 milhões de anos um tsunami de proporções inimagináveis atingiu a Praia de Conceição, em Paulista. Este seria um único registro de ocorrência de um evento desta magnitude na América do Sul e a maior de todo o planeta. O tsunami provocou ondas gigantes após a queda de um meteoro na terra e teria sido o responsável pelo fim da era dos dinossauros.

A região onde aconteceu o desastre natural histórico se localiza onde funcionava a fábrica de cimento Poty. No local existem formações de rochas de carbonato de cálcio, um paredão que se estende do litoral de Pernambuco até o Estado da Paraíba.

Durante a década de 1990, o geólogo Gilberto Athayde Albertão encontrou na área da fábrica de cimento, fragmentos de fósseis de vários animais e vegetais de diversos tamanhos em meio às rochas, o que indicaria que ocorreu uma catástrofe no mar. A partir de cálculos, o especialista concluiu que somente uma onda de 20 metros de altura a uma velocidade de 112 quilômetros por hora seria capaz de produzir o cenário encontrado.

O meteoro caiu em uma parte rasa do mar na Península de Yucatán, no México, formando uma onda que se propagou. A destruição no Brasil foi menor em relação a situação de países como Haiti e de partes do litoral mexicano e norte-americano.  O impacto foi tão extremo que alterou a geologia do planeta.

“ O evento revolveu o mar, formando uma rocha diferente, exótica, que contem restos de carapaças calcárias de animais e um nível anormal de irídio, um elemento químico trazido a terra somente por meteoritos” explicou Gilberto Athayde. O local também foi estudado por paleontólogos (especialistas em fósseis) da Universidade Federal de Pernambuco e estudantes de geologia e arqueologia.

Destruição

Para se compreender melhor o tamanho do impacto gerado pela megatsunami, ao comparar o mesmo fenômeno ocorrido no dia 26 de dezembro de 2004, que vitimou mais de 226 mil pessoas em treze países da África e Asia, resultou em ondas de 10 metros, a metade da ocorrida em Paulista há milhões de anos.

Definição

Tsunami é uma palavra japonesa que significa grande onda ou sucessão de ondas marinhas que se deslocam em alta velocidade, podendo atingir 700 km/h e com grande comprimento. Entre as origens que ocasionam os tsunamis estão tremores sísmicos, terremotos no assoalho oceânico, deslizamentos e avalanches submarinas.

Deixe uma resposta