• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Inflação e reajuste do salário mínimo afetam a vida do brasileiro

Foto: POA 24 Horas

A inflação oficial de 2017 foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e atingiu 2,95%, contribuindo para o ganho da caderneta de poupança. Dados do Banco Central apontam que o rendimento nominal de 3,9%, o maior desde 2006.

Quem se beneficiou com o ganho na poupança foi o consumidor, principalmente os de baixa renda, mesmo os que aplicam poucos recursos para render, o ano de 2017 pode ser considerado favorável, gerando um ganho real de 3,9% do valor original.

Especificamente para os casos dos pensionistas e aposentados que recebem mais de um salário mínimo, um reajuste no valor de 2,07% será aplicado de acordo com o Ministério da Fazenda. No caso dos que recebem o salário mínimo, o reajuste será menor, de 1,81%.

O problema está na correção ser abaixo a da inflação (que atingiu 2,95%), que segundo especialistas é ilegal pois viola a Constituição e podem gerar processos na Justiça. Desde 2011, a lei define que o salário mínimo deve ser reajustado por decreto presidencial, com base na inflação do ano anterior.

Deixe uma resposta