Grupo improvisa bebedouros e comedouros para animais em situação de rua em Paulista

Um grupo de jovens decidiu ajudar os animais em situação de rua implementando comedouros e bebedouros em alguns pontos dos bairros de Paratibe e Arthur Lundgren I, em Paulista. Para a iniciativa, foram utilizadas garrafas pet. O grupo também pede ajuda para a manutenção dos espaços.

Elisson Rodrigues, conhecido pelos amigos como Spaick, conta que levou a cabo a ideia da mãe de ajudar os animais em situação de rua: “A minha mãe tinha comentado comigo um tempo atrás sobre colocar uns desses [comedouros e bebedouros] perto de casa. Mas ela acabou não fazendo por medo de que o pessoal tirasse. A ideia que ela teve era fazer daqueles que usam cano. No caso, a gente teria que comprar o material. E ficaria chato se a gente ficasse comprando os materiais pra fazer, colocando nos lugares e chegando lá não tivesse mais. Então fui pesquisar na internet se tinha alguma forma de fazer com garrafa pet”.

A iniciativa também serviu para Spaick como uma forma de “sair do tédio” durante a quarentena, medida implementada em 2020 pelo Governo do Estado devido à pandemia do novo coronavírus. “Quando eu tivesse muito tempo livre, eu me ocuparia procurando garrafa pet na rua, o que ainda ajudaria na questão da poluição”, relata o jovem de 24 anos. Ele também utilizou as redes sociais para arrecadar garrafas que estivessem em condições de reutilização.

Comedouros em Paulista

“Eu penso que a passagem da gente aqui na Terra é muito breve e um tanto quanto sofrida. Tanto pra gente quanto pros animais, que às vezes sofrem por causa da gente. Então a gente faz o que pode pra tornar essa caminhada um pouco mais leve”, afirma Spaick.

A meta inicial era arrecadar 50 garrafas e distribuí-las em pares – um comedouro e um bebedouro – em alguns pontos de Paratibe e Arthur Lundgren I. Com a ajuda de amigos, Spaick conseguiu instalar 23 pares de garrafas pet como comedouros e bebedouros.

Spaick conta que assim que instalou os suportes foi comprar ração e a atendente do petshop não apenas indicou a de melhor custo-benefício, como também doou uma quantidade. Com a divulgação da iniciativa no seu perfil do Instagram, ele conseguiu mais algumas doações, tanto de ração, quanto de dinheiro – destinado à compra de mais alimento para os animais.

Spaick tomou a iniciativa

Apesar de atualmente morar em Jardim Paulista, Spaick se dispôs a continuar mantendo os comedouros e bebedouros. Além dele, alguns amigos auxiliam na manutenção do espaço e no recebimento de doações. Outras pessoas podem ajudar no fornecimento depositando água e ração diretamente nos espaços.

Confira alguns dos espaços que contam com bebedouros e comedouros

Praça nova do Mangueirão, em Paratibe
Praça das Três Rodas, em Paratibe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.