• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Equipamentos de saúde de Paulista esquecidos pelas autoridades

Foto: Logos Rastreamento

Redação

Uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) foi entregue totalmente reformulada e ampliada. O posto de saúde Nossa Senhora dos Prazeres I e II está localizado na Avenida A, próximo ao núcleo de polícia do bairro. A estrutura da USF conta com cinco consultórios, salas para vacina, curativo, reunião, uma brinquedoteca e um centro de assistência destinado ao apoio à saúde da família, conhecido como NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). As instalações são climatizadas com equipamentos e computadores novos. Também é possível confeccionar cartões do SUS na recepção do posto.

Na unidade Nossa Senhora dos Prazeres I, 3.413 1.240 famílias terão a cobertura dos serviços oferecidos. A equipe é composta por médica, enfermeira, dentista, auxiliar de saúde bucal, dois técnicos de enfermagem, e 14 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Enquanto na unidade Prazeres II, o número de famílias com cobertura é o equivalente a 1980. com uma equipe composta por médica, enfermeira, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, e 13 ACS’s. Do NASF, a equipe é composta por dois psicólogos, uma fonoaudióloga, uma assistente social, e uma nutricionista.

O investimento em equipamentos de saúde para o bem estar da população é sem dúvidas essencial e imprescindível, porém além do olhar para o novo e o moderno é de extrema relevância estruturar os equipamentos existentes e corrigir as falhas que prejudicam a vida da sociedade que necessita de determinado serviço.

A Unidade Mista, localizada na Vila Torres Galvão é um reflexo de um equipamento de saúde fundamental que está esquecida pela atual gestão. Faltam medicamentos, e uma estrutura adequada para o atendimento à população. A maternidade, que funcionava na unidade, está de portas fechadas, impedindo que as famílias de Paulista possam ter os filhos na cidade. Um espaço expansivo que deveria receber a devida atenção por parte das autoridades políticas para revitalizar a Unidade Mista e assim proporcionar um serviço de saúde de qualidade à sociedade.

 

 

Deixe uma resposta