• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Eleitores de 20 cidades de PE têm até 27 de março para realizar cadastramento biométrico

Reprodução: TV Santa Cruz

Via G1 Pernambuco

Os eleitores de 20 cidades de Pernambuco têm até a terça-feira (27) para realizar o cadastramento biométrico. Na Região Metropolitana do Recife, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) montou postos de atendimento em Camaragibe e no Cabo de Santo Agostinho para atender a mais de 62 mil pessoas das duas cidades, que ainda não realizaram o procedimento.

Todos os cartórios e postos de atendimento abrirão de segunda a sexta-feira, das 8h as 14h. Algumas cidades abrirão no sábado (24) e alguns postos de Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho abrirão no domingo (25).

O eleitor que não fizer a biometria poderá sofrer restrições no CPF, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, além de ficar sem poder tirar ou renovar passaporte.

Os eleitores que quiserem mudar de cidade (transferência do domicílio eleitoral), regularizar pendências (multas), atualizar dados (endereço, estado civil, profissão, grau de instrução etc), solicitar certidões ou fazer o primeiro alistamento (maioria dos jovens entre 16 e 18 anos) terão ainda todo o mês de abril de 2018 para comparecerem aos postos de atendimento.

Camaragibe e Cabo

Em Camaragibe, o posto funciona em um ônibus estacionado no terminal de coletivos do bairro de Tabatinga. O atendimento no local acontece de segunda a sexta-feira, entre 8h e 13h. O cadastramento é feito em três etapas: colheita das digitais, foto e assinatura digital. Quem desejar trocar a cidade em que vota para a cidade também pode recorrer ao atendimento. Para isso, o eleitor precisa levar o RG e um comprovante de residência que comprove vínculo com a cidade.

No município, cerca de 27 mil pessoas ainda não realizaram o cadastro. O perfil desses eleitores é marjoritariamente do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 e com segundo grau incompleto.

No município do Cabo de Santo Agostinho, o posto de atendimento biométrico do TRE-PE funciona no Shopping Costa Dourada, ao lado do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), no bairro de Cidade Garapu. O ponto também passa a funcionar na manhã desta terça-feira (27).

O atendimento acontece entre as 8h e as 14h, de segunda a sexta-feira. Diariamente, será possível atender 200 pessoas.

Na cidade, cerca de 30% dos eleitores ainda não realizaram o recadastramento biométrico, equivalente a mais de 50 mil pessoas. Ao todo, 165.941 eleitores votam no município.

Há, ainda, outros dois novos postos no distrito de Jussaral. Um fica localizado na Escola Estadual Marquês de Recife e outro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ponte dos Carvalhos.

 

 

 

Deixe uma resposta