Confira o que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes no Grande Recife

Foto: Andrea Rego Barros/ Divulgação

Via G1 Pernambuco

Feriado nacional, o Dia de Tiradentes vai alterar o funcionamento de lojas, repartições públicas, comércio e lazer no sábado (21). A data é em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, que se tornou o maior mártir da Inconfidência Mineira, após ser assassinado, no século XVIII.

Para quem prefere passar o feriado na capital e Região Metropolitana, há opções de lazer e serviços em equipamentos públicos e shoppings espalhados pelo Grande Recife. Como o feriado de Tiradentes cai no sábado, muitos serviços do poder público já não teriam funcionamento.

Shoppings e comércio

O comércio do Centro e dos bairros do Recife terá funcionamento facultativo, das 9h às 17h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho. Tradicionalmente, apenas as grandes redes, localizadas na Avenida Conde da Boa Vista, funcionam em ocasião de feriado. Os centros de compras do Grande Recife abrirão em horário especial durante o sábado.

Recife: Abre em horário reduzido, das 12h às 21h, com funcionamento de lojas, praça de alimentação e lazer. O cinema funciona conforme programação.

Tacaruna: Abre em horário reduzido, das 12h às 21h, com funcionamento de lojas, praça de alimentação e lazer. O Hiper Bompreço funciona das 9h às 21h e a Diagmax, das 7h às 21h. O cinema funciona conforme programação.

RioMar: Abre em horário reduzido, das 12h às 21h, com funcionamento de lojas, praça de alimentação e lazer. O cinema funciona conforme programação.

Plaza: Abre em horário reduzido, das 12h às 21h, com funcionamento de lojas, praça de alimentação e lazer. O cinema funciona conforme programação.

Boa Vista: Abre em horário reduzido, das 11h às 19h, com funcionamento de lojas, Game Station, praça de alimentação e lazer. O cinema funciona conforme programação.

Paço Alfândega: Abre em horário reduzido, das 11h às 20h, com funcionamento de lojas, praça de alimentação e lazer.

Guararapes: Abre normalmente, das 9h às 22h, com funcionamento de lojas, praça de alimentação e lazer. O cinema funciona conforme programação

Paulista North Way: Abre normalmente, das 9h às 22h, com funcionamento de lojas, praça de alimentação e lazer. O cinema funciona conforme programação.

Costa Dourada: Abre normalmente, das 10h às 22h, com funcionamento de lojas, praça de alimentação e lazer. O cinema funciona conforme programação.

Mercados e feiras

De acordo com a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), os mercados públicos e feiras da cidade funcionam normalmente no sábado (21), das 6h às 18h.

Trânsito

O monitoramento de tráfego e de fiscalização, feito pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), funcionam normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU por meio do teleatendimento 24h, pelo telefone 0800.081.1078.

Centros culturais

No Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, a exposição “Cinco Pontas” celebra a indicação do forte recifense a patrimônio da Unesco e reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos inéditos, que comprovam a importância da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita.

Em homenagem ao dia do Choro, o Paço do Frevo, no Bairro do Recife, apresenta o “Sábado no Paço Especial: Do Choro ao Frevo”, que celebra a obra do mestre Jacob do Bandolim, que teria completado 100 anos em 14 de fevereiro de 2018. O acesso está incluído no valor do ingresso, que custa R$ 8 e R$ 4 (meia).

 No Parque Dona Lindu, na Zona Sul, a Galeria Janete Costa recebe a exposição gratuita “Cativa: A natureza da natureza”, da artista Flora Assumpção. A mostra reflete sobre a relação do homem com o meio ambiente. A galeria também abre no domingo, das 15h às 19h.
 

No domingo (22), às 11h, o Sítio Trindade, na Zona Norte, recebe a terceira edição do Medita na Rua, encontro global de meditação. A ideia é realizar uma onda de silêncio de 20 minutos, em locais públicos, inspirando mais pessoas a experimentar a paz e a união por meio da meditação. O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, funcionam normalmente no feriado, das 9h às 15h30 e das 9h às 17h, respectivamente.

Arte-educadores realizam atividades educativas e lúdicas com temática ambiental nos dois espaços públicos. No feriado de Tiradentes, os parques da Macaxeira e Santana abrem diariamente ao público, das 5h30 às 22h.O Projeto Praia sem Barreiras oferece banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem, na Zona Sul, das 8h às 13h desta sexta (20), do sábado (21) e domingo (22).

Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, crianças com deficiência podem se refrescar numa piscina na arena do projeto, na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7.

Central de Atendimento ao Contribuinte

A Secretaria de Finanças do Recife informou que a Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e as demais unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping RioMar estarão fechadas durante o feriado de Tiradentes. Informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes à Prefeitura do Recife podem ser obtidas no Portal de Finanças.

Compaz

As duas unidades do Compaz fecham no sábado (21) e retornam normalmente no domingo (22).

Procon

A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham no feriado e reabrem na segunda (23).

Assistência Social

Não funcionam durante o feriado serviços como Cras, Creas, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. Apenas as casas de acolhimento institucional funcionam normalmente.

Atendimento à mulher

O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector fecham no sábado (21) e retornam às atividades na segunda (23). O “Liga, Mulher”, disk-orientação do Clarice, funciona em esquema de plantão, das 7h às 19h, pelo telefone 0800.281.0107.

Upinhas, maternidades e policlínicas

As quatro Upinhas 24h (Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; Prof. Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo; e Profª Dra. Fernanda Wanderley, em Linha do Tiro) funcionam para as pequenas urgências das áreas cadastradas. As demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais fecham no feriado e voltam a funcionar na segunda-feira (23).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no bairro do Curado, na Zona Oeste, é normal durante o feriado para a realização de partos regulados, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funciona normalmente, com atendimento multidisciplinar 24h.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) também funcionam, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência.

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionam normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, em Casa Amarela, funciona 24h, durante o feriado, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funciona das 8h às 12h, para os pacientes que estão em tratamento.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife tem plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355.7704 e 3355.7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) está à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.