Com campanha prorrogada, Pernambuco busca vacinar 710 mil pessoas contra gripe

Via G1 Pernambuco

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 15 de junho. Em Pernambuco, 710.970 pessoas ainda precisam ser vacinadas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A a prorrogoção foi devido ecorrência da greve dos caminhoneiros e da baixa adesão em alguns estados.

Segundo a Secretaria, desde o início da campanha, em 23 de abril, cerca de 1,7 milhão de pessoas foram imunizadas. Isso significa 70,3% do público total, estimado em 2,4 milhões. A meta é vacinar, no mínimo, 90% do público total.

Até o momento, apenas os grupos formados pelas puérperas, ou seja, mulheres que tiveram filho até 45 dias, e da população indígena atingiram a meta, com 93,7% e 90%, respectivamente, segundo a SES.

A secretaria continua reforçando a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças de seis meses a menores de cinco anos para serem imunizadas. Até o momento, esse é o grupo prioritário com a menor cobertura: 58%.

Também estão no grupo prioritário profissionais das redes pública e privada de educação e de saúde, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades, quando há duas ou mais doenças simultâneas).

Recife

A Secretaria de Saúde do Recife informou que o índice de vacinação contra gripe, na capital, chega a 79,13%. Nessa reta final, o município também alerta para que os pais levem seus filhos de seis meses a cinco anos de idade para tomar a vacina, pois a cobertura na cidade está em 59,49%. Segundo o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, a gripe nessa idade pode causar internações e até levar a óbito.

A cobertura em gestantes está em 71,60%. Dois grupos atingiram a meta de 90%: o de pessoas acima de 60 anos, cujo número chegou a 90,47%, e o de puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias), com 100%.

No site da prefeitura é possóvel conferir a lista das Unidades de Saúde da Família que estão vacinando contra a gripe. As unidades funcionam de 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda registrou até o momento 70% de pessoas vacinadas em todo município. A pasta informa que a vacina está disponível nas 47 unidades da rede municipal.

O morador de Olinda pode obter o endereço do posto de vacinação mais próximo de casa pelo telefone da Ouvidoria Municipal de Saúde: (81) 3302.5358.

Jaboatão dos Guararapes

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes informou que pessoas que compõem o grupo prioritário devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas ou o posto de vacinação instalado no Shopping Guararapes, em Piedade, para ter acesso à vacina. O balanço de pessoas imunizadas município não foi divulgado.

Síndrome respiratória

Até o dia 19 de maio, Pernambuco registrou 783 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), quadro que pode ser provocado por diversos agentes (vírus, bactérias) e é caracterizado pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório.

Do total de casos, 26 tiveram resultado laboratorial confirmado para influenza A(H1N1), 13 para influenza A(H3N2) e um para vírus sincicial respiratório (VSR). No mesmo período de 2017, foram 885 casos de SRAG, com 64 confirmações para influenza A(H3N2), 20 de influenza B, três VSR e um parainfluenza1.

Em 2018, também foram registrados seis óbitos de Srag com resultados laboratoriais confirmados para influenza – cinco de influenza A(H1N1) e um de influenza A(H3N2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.