• Conheça os pontos turísticos de Paulista

Brinque o carnaval com segurança e responsabilidade

Foto: Guia da Semana

O carnaval é um período do ano de muita festa e descontração. Um momento onde as pessoas podem se divertir ao som do ritmo contagiante do que é para muitos a data mais esperada do ano. Apesar do clima de alegria, é preciso que tomar algumas precauções para que a folia seja aproveitada de forma segura e responsável.

O uso do protetor solar é essencial para proteger a pele da exposição ao sol. No caso das crianças que também vão brincar o carnaval, é importante passar o protetor solar a cada duas horas e um repelente para evitar queimaduras e insolações. Além disso, a hidratação é essencial para que se tenha disposição durante o dia de carnaval. No caso de comprar água mineral nas ruas, o consumidor deve verificar se a garrafa está devidamente lacrada ou se apresenta algum sinal de reutilização.

Ao seguir os blocos ou troças carnavalescas, o folião deve ter cuidado com o percurso que será percorrido. Evitar andar em locais desconhecidos e com pouca movimentação de pessoas é uma medida importante para diminuir os riscos de assaltos. Os documentos e objetos como celulares e bolsas devem ser guardados à frente do corpo. Todos os objetos devem estar devidamente fechados para que não haja risco de documentos ou pertences caírem na rua.

O grupo de amigos deve sempre marcar um ponto de encontro, em caso de que alguém se perca durante a festividade. No caso das crianças, utilizar pulseiras ou objetos que os identifique é uma forma de identificar a localização em meio à multidão de pessoas que estão curtindo o carnaval.

Em qualquer situação de emergência, é preciso procurar o posto policial mais próximo ou ligar para o 190 para informar a ocorrência. É também nossa responsabilidade de fazer do carnaval um momento especial de união e harmonia entre os demais. Evitem brigas e confusões. O respeito e a paz entre todos é o que deve sempre prevalecer.

Deixe uma resposta