Aplicativo mapeia áreas de tiroteio e disparo de arma de fogo no Grande Recife

Foto: Reprodução/TV Globo

A partir deste domingo (1º), o Recife passa a ser a segunda capital brasileira a ter em funcionamento o aplicativo Fogo Cruzado, que busca mapear a violência armada na cidade. Inicialmente lançado no Rio de Janeiro, o serviço permite que qualquer cidadão compartilhe informações ao presenciar ou ouvir um tiroteio ou disparos de arma de fogo.

No aplicativo, essas informações são transformadas em notificações sobre os mapas da Região Metropolitana do Recife. No Rio de Janeiro, primeira cidade a adotar a ferramenta de contagem de tiroteios, o serviço soma mais de 150 mil downloads.

Assim como ocorre na capital fluminense, a proposta do Fogo Cruzado é criar parcerias com pesquisadores locais e gerar dados consistentes. Em Pernambuco, o projeto é gerenciado por José Luiz Ratton, professor e pesquisador do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“O objetivo é criar uma fonte de informação ágil, veloz e confiável, que permita monitorar os dados sobre disparos de arma de fogo. Como o poder público não tem sido capaz de divulgar esses dados de forma transparente, isso [o aplicativo] permitirá gerar uma informação de qualidade que poderá ser utilizada pela população em geral e vai permitir a criação de relatórios que monitorem e possam reorientar políticas públicas de segurança”, afirma Ratton.

Dados oficiais

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2018, o governo de Pernambuco registrou 451 e 416 homicídios, respectivamente, somando 867 mortes violentas em dois meses. Ao longo de 2017, foram 5.427 homicídios, entre assassinatos cometidos por armas de fogo, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.